Governo de SC faz lista de livros proibidos e manda recolher de escolas públicas

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, elaborou uma lista de livros que devem ser banidos em escolas do estado. O governo distribuiu um ofício circular determinando a retirada das obras de escolas públicas. Ao todo, nove livros aparecem na lista. Dentre eles, está um sucesso de Stephen King, It: A Coisa. Também figuram as obras Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, que deu origem ao filme dirigido por Stanley Kubrick.

A lista dos proibidos inclui ainda “O Diário do Diabo: Os segredos de Alfred Rosenberg”, o maior intelectual do nazismo, que narra detalhes sobre Adolf Hitler e o Terceiro Reich. Os títulos “Os 13 Porquês”, que gira em torno das consequências do suicídio, e “A Química que há Entre Nós”, que fala sobre amor e sexo a partir dos olhares da psicologia e da neurociência, também foram censurados pela Secretaria de Educação de Santa Catarina.

“Determinamos que as obras listadas sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar. Em breve enviaremos novas orientações”, diz o ofício. O documento é assinado pelo supervisor regional da Educação, Waldemar Ronssem Júnior, e pela integradora Regional de Educação, Anelise dos Santos de Medeiros. O governo do estado ainda não se manifestou sobre o assunto.

Talvez te interessem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© Copyright Athos News 2023. Todos os direitos reservados.